Nossa história começa em 1891, quando Antônio Lage, Comendador e grande empresário, construiu uma das primeiras salinas do Brasil, localizada no Rio Grande do Norte. Era proprietário da Companhia Nacional de Navegação Costeira, que acabou por ser durante largo espaço de tempo, a principal empresa de navegação marítima do País.
A Costeira, como era conhecida, constituída pelos famosos Navios ITA (todos os navios da companhia eram batizados com nomes iniciados por essas três letras) era o meio preferido e quase único para as ligações entre as capitais que, de norte a sul do País, se desenvolviam ao longo do litoral.
Sua importância era tamanha que, na década 1940-1950, uma música cantada por Dorival Caymmi fez muito sucesso. Tinha a seguinte letra:
“Peguei um ita no norte
E fui pro Rio morá
Adeus meu pai, minha mãe
Adeus Belém do Pará…”
Com a morte de Antonio Lage em 1913, seu filho mais velho Henrique Lage deu continuidade aos negócios da família. Em 1922, instalou a primeira refinaria de sal no Brasil, indústria que teve grande êxito, com a consagrada marca SAL ITA.
Dos saquinhos de pano às atuais embalagens de vidro de nossa linha Gourmet, SAL ITA já passou por diversas gerações e esteve presente em milhares de mesas de milhões de brasileiros, sendo para nós motivo de muito orgulho ser a marca mais antiga e única marca de sal centenária do Brasil.
Elemento que entra na composição de muitos termos da nossa língua com o significado de “pedra”.